EPIC Educação

fique por dentro de tudo que é épico

EAD em tempos de pandemia

A pandemia do Covid-19 e a obrigatoriedade do isolamento social tornaram nossa vida completamente diferente. Restaurantes, livrarias, teatros, cinemas, além de toda a cadeia de atividades relacionadas à educação já sofreram seus efeitos e continuarão a sofrer pelos meses, senão pelos anos, à frente. No que concerne ao ensino, como podemos pensar a sua modalidade a distância não apenas como um paliativo emergencial mas também como o próprio modelo de educação do futuro?

Bem antes da pandemia de 2020, o EAD já se mostrava um modelo frutífero e em crescimento, comprovando-se eficiente e também um importante modelo de formação em tempos de tecnologia, internet e rotinas de trabalho cada vez mais exigentes, como não domésticas. Nesse texto vamos revisitar alguns dos benefícios dessa modalidade e entender o que podemos fazer para tirar melhor proveito dos cursos que estamos fazendo em casa.

Autonomia no Aprendizado

No caso do EAD, é o aluno que faz seus horários, aprofunda o que achar mais importante e parte em busca de mais ou menos informações sobre os temas que mais o interesse. Além disso, cursos EAD acoplados a outros conteúdos disponíveis na internet, como canais no YOUTUBE e PODCASTS temáticos, podem resultar numa formação sólida e diferenciada. Se antes o aluno precisava se adaptar ao horário e dinâmica do professor e do curso, agora cabe a ele tutorar seu aprendizado como achar melhor.

Variedade de Formação

A educação tradicional prioriza o conhecimento especializado, com foco principal em áreas já consolidas no mercado. Por outro lado, o profissional do futuro é aquele habilitado a executar variadas funções em diferentes ritmos. Por vez, empresas têm priorizado para se quadro de funcionários e gerentes profissionais que tem à sua disposição tanto formação técnica quanto humanística, sabendo que talentos e habilidades de reflexão crítica, aptidão interpessoal e comunicação eficiente são essenciais a qualquer profissional. Como o modelo a distância oferece cursos mais curtos e mais objetivos, o aluno pode optar por duas ou três diferentes dinâmicas formativas, o que sem dúvida melhorará seu currículo e turbinará sua carreira.

Conteúdo Multimídia e Transmídia

Cursos EAD de qualidade entendem que o aprendizado acontece de forma polivalente e multifacetada. Assim, os antigos modelos focados em conteúdo exclusivamente textual são hoje enriquecidos com vídeos, áudios, textos multimídia, quadrinhos, animações e outros formatos. Quando usados em uníssono, para reforçar um conhecido macro, como no caso de conteúdos de transmídia, o aprendizado ocorre de forma espontânea, agradável e eficiente, resultando em maior retenção dos temas e assuntos discutidos e abordados. Esse critério muitas vezes pode ser definidor para um aprendizado efetivo ou não.

Edutainment e Gamificação

Além da variedade de mídias do conteúdo, muitas escolas estão investindo em dois outros conceitos que impactam diretamente na experiência de alunos e profissionais em formação. O primeiro é o conceito de “edutainment”, que articula educação, formação e aprendizado com entretenimento. A esse está associado, não raro, o conceito de “gamificação”, uma dinâmica que torna o aprendizado não apenas divertido e agradável, com alto potencial de engajamento, como um desafio a ser superado, com jogos, recompensas e pódios de performance. A partir de uma noção de competição positiva entre colegas e profissionais, esse modelo funciona muito bem em turmas fechadas e para audiências adultas e empresariais.

Gostou do texto? Coloque seu comentário ou pergunta abaixo. E para ter acesso a mais textos como esse, continue atento ao nosso blog e siga  EPIC Educação nas redes sociais.